
Saúde Vascular e Autoestima
Saúde é definida como bem estar físico, emocional e social, segundo a OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE). Manter nosso corpo livre de doenças, dores, sofrimentos e angústias possibilita desfrutar momentos maravilhosos no nosso dia-a-dia.
Quando falamos em bem estar físico pensamos em um corpo belo e harmonioso, mas vai além disso, procuramos estar livres de dores, desconfortos ou limitações. Tudo isso impacta no bem estar emocional, pois quando nosso corpo sofre, nossa mente não consegue trabalhar adequadamente e muitas vezes a vida em sociedade torna-se difícil, angustiante ou ainda torturante.
As doenças vasculares são frequentes e podem causar limitações tanto do ponto de vista físico como emocional. Dentre as patologias mais frequentes podemos citar a aterosclerose e as varizes dos membros inferiores. Enquanto a aterosclerose causa grande impacto com aumento do risco de acidente vascular cerebral e insuficiência arterial nas pernas com até mesmo amputações, a doença venosa impacta muito no cotidiano das pessoas e ainda constitui uma grande causa de afastamento das atividades quando nas fases mais avançadas ou agudas, seja através de uma trombose venosa ou ainda a presença de uma úlcera varicosa.
Os portadores de varizes apresentam sintomas frequentes e importantes que impactam em suas atividades, principalmente nas profissões que exigem longos períodos sentados ou em posição ortostática (em pé), gerando queixas de dores tipo peso, queimação e inchaço nas pernas. Estas vão se agravando e impactando cada vez mais na sua qualidade de vida, podendo ser causa de afastamento do trabalho. Ainda muitos não conseguem desfrutar de prazeres no lazer, seja em um passeio ou em uma pratica esportiva, pois as dores e desconfortos tornam tudo isso desagradável. Alguns pais queixam de dores nas pernas ao brincar com seus filhos e um sentimento de tristeza por não conseguir acompanha-los nas atividades agitadas, optando por modificar atividades com a família.
A questão estética também sempre muito importante numa sociedade onde as pernas são normalmente expostas e apreciadas como símbolo de beleza. Muitas mulheres sofrem por não conseguir usar uma roupa desejada devido ao impacto estético causado pela veias dilatadas e evidentes, que causam angústia, rejeição e até mesmo medo. Por vezes vivem anos sem usar uma saia ou uma roupa mais curta e, quando conseguem tratar suas varizes, melhoram muito a qualidade de vida não somente delas, mas de todos que vivem ao seu redor, com mais felicidade e liberdade, sendo algumas vezes, um evento transformador.
Ainda vale ressaltar que as doenças psíquicas como depressão e transtornos associados também interferem nas queixas vasculares, com alterações no limiar de dor e ainda impactando quando interferem na realização das atividades físicas, que são essenciais para garantir um bom funcionamento da circulação arterial e venosa.
Corpos e mentes saudáveis, esta deve ser a meta procurada por todos.
Sorrir faz bem ao coração e à alma.