
O medo da Dor
Em pleno século XXI onde a evolução na medicina anda a com velocidade nunca antes vista, um medo permanece assombrando a mente das pessoas, O MEDO DA DOR.
Em diversas áreas esse pensamento assombra a mente dos pacientes, concordo com alguns desses pensamentos, mas, nas cirurgias de hemorroidas e outras anorretais temos que começar rever esse conceito.
Existem hoje técnicas mais modernas onde podemos realizar procedimentos que tem baixa dor e rápida recuperação, inclusive vários deles podem ser aplicados para solucionar problemas de hemorroidas de forma pratica rápida e muitas vezes apenas com uma sedação o que ajuda muito principalmente quando falamos de pacientes com múltiplos outros problemas de saúde os quais muitas vezes impedem ou causam muito risco para os mesmos.
Dentre esses métodos temos hoje para hemorroidas a macroligadura e a radiofrequência, para fistulas laser e outros, e para aquelas “pelinhas” externas que incomodam cirurgias com anestesia local, todos podem apresentar baixo incomodo pós operatório e recuperação normalmente rápida e com pouca ou quase nenhuma dor. O mais importante que o paciente seja bem avaliado, e que seja escolhido o melhor método para o melhor resultado esperado. Não existe um método perfeito para todos e sim um método ideal para cada problema. Não deixe que o fantasma da dor impeça de ser avaliado por um especialista nos seus problemas e que estes sejam resolvidos o mais precocemente
Diarreia não é normal em nenhuma idade
Tenho visto nos últimos anos muitos pacientes que vão ao consultório por outras queixas, mas que durante a anamnese descobrimos que tem diarreias frequentes, mas que são consideradas pelo paciente como normais, aí mora o problema!
Diarreias frequentes podem estar relacionadas a intolerâncias alimentares, alterações da microbiota intestinal, parasitoses, doenças autoimunes, dentre muitas outras doenças, e aí mora o risco.
Em cada faixa de idade essas diarreias podem causar problemas mais graves ou não, muitas vezes são de aparecimento lento, um exemplo disso em pacientes mais idosos. Essa perda de substancias cronicamente instalada pode levar a anemias, perda de massa muscular e que vai causando perda progressiva da força e muitas vezes aumentando chance de quedas e fraturas o que pode levar a morte.
Em outros pode estar relacionada a algumas intolerâncias alimentares que podem desde atrapalhar o dia a dia, mas podem causar déficits que geram alterações de memoria por exemplo. Podem também acelerar processos degenerativos e envelhecimento precoce. E se por últimos essas estiverem relacionadas a uma doença autoimune, e não for realizado diagnóstico precoce, após a possível lesão neste intestino às vezes serão tão importantes que serão irreversíveis.
Vejam a importância de uma simples diarreia intermitente na vida de uma pessoa.DIARRÉIA NÃO É NORMAL.