
Incontinência Fecal: Mitos e Verdades para aquele escape Desagradável
Primeiro o que temos que saber é que vergonha só vai piorar as coisas, e que muitas pessoas têm esses sintomas nas mais diversas fazes da vida.Os sintomas podem ser desde dificuldade de controlar ou ate mesmo a perda involuntária de gazes ou fezes.
Causando desconforto, vergonha e até mesmo medo de sair de casa gerando em muitos casos isolamento social, atrapalhando desde os trabalhos ate os relacionamentos.Muitos pacientes têm como sintoma inicial prurido (coceira) na região anal, podendo se apresentar também como uma dificuldade de controlar de gazes, pode ainda ser como pequenas sujidades nas roupas intimas, e em casos maiores a dificuldade de controlar a saída de fezes. Aparecem eles mais comumente durante o processo de envelhecimento do corpo, mas também podem ser referentes a perdas importantes de massa muscular como emagrecimentos muitos intensos), após múltiplos partos vaginais. Mas também podem ser piorados com a ingesta de alguns alimentos mais condimentados e também com uso de alimentos com alto teor de cafeína por exemplo.
Temos hoje diversos métodos de diagnóstico podendo começando pela consulta e exame físico, e com outros exames como a manometria anorretal de alta resolução que consegue demonstrar bem as forcas da região anorretal.
Depois de realizado diagnóstico correto da causa, temos como base de tratamento a melhora dos hábitos alimentares, o funcionamento correto do hábito intestinal e exercícios fisioterápicos chamados biofeedback anorretal. Com melhora na maioria dos casos. Além disso, temos alguns métodos cirúrgicos, e mais recentemente temos um estimulador como se fosse um marca-passo que estimula a inervação local a melhorar a contratura da musculatura.
O mais importante é perder a vergonha, procurar um especialista e realizar o diagnóstico e tratamento corretos.