• Profissionais
    • Médicos
    • Dentistas
    • Fisioterapeutas
    • Nutricionistas
    • Psicólogos
    • Fonoaudiólogos
  • Matérias
  • Clínicas
  • Hospitais
  • Exames
    • Exames de Laboratório
    • Exames por Imagem
  • Farmácias
    • Drogarias
    • Farmácias de Manipulação
  • Gestão em Saúde
    • Consultoria
    • Contabildiade
    • Direito Médico
    • Marketing
  • Dra. Aladia Roberta de Mello
  • 782 Visualizações
  • 05/12/2019

HPV e Câncer de Colo Uterino

O Papiloma vírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, são vírus que infectam exclusivamente os seres humanos, capazes de infectar a pele ou as mucosas. A ação do vírus sobre a pele favorece a formação de tumores, a maioria deles pequenos e benignos, tais como as verrugas genitais.   Existe um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero.   Existem mais de 150 subtipos de HPV, sendo o HPV-16 e o HPV-18 responsáveis por 70% do câncer de colo uterino.  

A maioria das pessoas contaminadas pelo HPV elimina o vírus espontaneamente após 1 a 2 anos dependendo do seu sistema imunológico. Cerca de 10% das pessoas contaminadas desenvolvem a infecção permanente, sendo estas as que apresentam maior risco de desenvolver o câncer.  

Os sintomas são:

• Verrugas comuns na pele;

• Verrugas nas plantas dos pés;

• Verrugas genitais ou anais;

• Alguns casos relacionados ao câncer de útero não apresentam sintomas. Na maioria das vezes a mulher contaminada com o HPV nem desconfia da presença do vírus. O diagnóstico da infecção é feito através de exame ginecológico preventivo.  

Como é transmitido?  

A transmissão do HPV se dá pelo contato de pele ou mucosas infectadas, sendo a via sexual a principal forma de contaminação.  

Tratamento

• Cerca de 90% das infecções pelo HPV curam-se espontaneamente em 1 ou 2 anos;

• Nas pessoas que desenvolvem a verruga, o tratamento é a remoção da lesão, isto não significa que o vírus tenha sido eliminado. O paciente pode desenvolver novas verrugas enquanto o HPV estiver presente;

• A situação é igual a das mulheres que desenvolvem lesões pré-malignas (neoplasias intraepiteliais) do colo de útero;

• Quando uma lesão é maligna, cabe ao Ginecologista removê-la através de procedimento cirúrgico, o que não significa que a paciente esteja curada do HPV. Se esta mulher continuar infectada com o HPV novas lesões podem surgir com o decorrer dos anos.

Como prevenir o câncer de colo uterino?

• Fazer o exame Preventivo de Papanicolau anualmente, para detectar as lesões precursoras do câncer de colo uterino;

• Usar preservativo durante o ato sexual;

• Tomar a vacina contra

Compartilhar Matéria

  1. Dra. Aladia Roberta de Mello says:
    CRM/SP 95.553 RQE Nº: 98479

    Ginecologista e Obstetra

Mais Matérias de Dra. Aladia Roberta de Mello

Ginecologia e Obstetrícia
Logistics
  • Dra. Aladia Roberta de Mello

Método Anticoncepcional de Longa Duração

1053 Visualizações
Ginecologia e Obstetrícia
Logistics
  • Dra. Aladia Roberta de Mello

Mirena é um eficaz Método Contraceptivo

676 Visualizações
Ginecologia
Logistics
  • Dra. Aladia Roberta de Mello

Dispareunia: dor durante o ato sexual

952 Visualizações
Ginecologia
Logistics
  • Dra. Aladia Roberta de Mello

Transtorno do desejo sexual hipoativo

828 Visualizações

Pesquisar



Links

  • Profissionais
  • Matérias

Contato

  • (17) 3215-4042
  • (17) 99154-4546
  • contato@informacaoquesalva.com.br
Copyright 2022 | Por NKN.Digital