
Descubra se você tem intolerância alimentar
A Intolerância Alimentar, também conhecida como alergia tardia e hipersensibilidade alimentar, consiste em reações não tóxicas, as quais podem ser causadas por alimentos (proteínas) reconhecidos como estranhos pelo organismo levando a reações mediadas, principalmente, por IgG. Ocorre devido à má digestão dos alimentos que inflamam e aumentam a permeabilidade da mucosa intestinal.
O hábito da alimentação saudável, preocupação com a saúde e estilo de vida vem crescendo muito entre a população e a nutricionista Milena Kerbauy, de São José do Rio Preto, ajuda você a descobrir se possui intolerância alimentar. “Hoje em dia, está muito comum pessoas com sintomas de intolerância alimentar, e os mesmos desconhecem esse fato, ou seja, não possuem conhecimento para notar que devem excluir algum tipo de alimento para então possuírem um melhor bem-estar”.
O teste de intolerância alimentar é rápido e individual e após analisar os resultados, é possível elaborar um cardápio que acrescenta melhor qualidade de vida, eliminando alimentos que causam sintomas indesejados e desconforto aos pacientes.
O mesmo é realizado na clínica e o resultado fica pronto em apenas 40 minutos. Alguns sintomas da intolerância alimentar como: dificuldade de emagrecer, dor abdominal, cólicas intestinais, gases, enjoos e vômito, diarreia, dores de cabeça, falta de energia, etc.; passam facilmente despercebidos pelas pessoas, que acham esses sintomas normais e não se atentam que pode ser a ingestão de alimentos que o organismo rejeita”.
Esses sintomas surgem geralmente de 2 a 3 horas depois da ingestão do alimento, o qual a pessoa não consegue digerir corretamente. E quanto maior a quantidade de alimento ingerido, mais fortes serão os sintomas. “Infelizmente, não existe tratamento específico para a cura da intolerância alimentar, mas pode ser alcançada a melhora fazendo-se a exclusão de alguns alimentos”, explica Milena.
Lembrando que, todo esse procedimento de exclusão ou não de um alimento deve ser orientada exclusivamente por um (a) nutricionista, respeitando sempre cada caso e nível de intolerância.
Com o propósito, sonho e dedicação para cuidar da saúde das pessoas, Milena Kerbauy aprofundou-se nos estudos e graduou-se em Nutrição e Biomedicina. Pós-graduada em gestão e gastronomia, nutrição esportiva e fitoterapia, associa a Nutrição à Biomedicina, dando maior importância ao elaborar cardápios de acordo com a necessidade de cada paciente, tornando cada caso único, prezando assim um atendimento e resultado de sucesso