
Cirurgia Plástica Pós-Gestação
Após os nove meses de gestação e o período de amamentação, muitas mulheres se incomodam com a gordura localizada na região do abdômen e percebem que os seios não são mais os mesmos.
Diante disso, muitas procuram a lipoabdominoplastia (cirurgia que remove a pele flácida e a gordura localizada do abdômen) e a mamoplastia (cirurgia que realiza a reconstrução da região mamária).
A lipoabdominoplastia, além de remover a pele flácida, elimina as estrias da região retirada e oferece uma melhora acentuada da silhueta das mamães. A cirurgia pode ser realizada após seis meses que a mãe parou de amamentar. Para cada pessoa existe um tratamento ideal e adequado e, nos casos em que se faz necessária a intervenção cirúrgica, é realizado um planejamento completo do procedimento. Assim, esta prática cirúrgica pode variar de uma miniabdominoplastia a uma abdominoplastia associada ou não à lipoescultura.
Quanto à mamoplastia, procedimento comum realizado por quem quer aumentar ou diminuir os seios.
Existem três tipos de cirurgia pós-gestação:
• Aumento;
• Redução;
• Mastopexia.
A mamoplastia de aumento é indicada para as pacientes com mamas pequenas ou que após a amamentação tiveram uma grande redução do volume mamário, sem que houvesse a queda da mama. A prótese de silicone em si não sofre com uma nova gravidez ou com um novo período de amamentação, pois não interfere no crescimento mamário durante a gravidez e a amamentação. A gravidez é um importante fator na aceleração da queda mamária. A mamoplastia de redução tem como objetivo reverter este quadro, suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existente. Já a mastopexia é indicada para quem deseja apenas levantar a mama, sem reduzir ou aumentar o volume.
Como a mulher deve evitar esforços nos 30 primeiros dias após a cirurgia e também não pode movimentar os braços em excesso, ela irá precisar de auxílio para tomar conta do bebê. O ideal é procurar um cirurgião plástico para uma avaliação, para que o especialista faça as orientações necessárias com relação aos procedimentos mais indicados para o seu caso.